terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mudança Social

Mudança social é qualquer alteração nas formas de vida de uma sociedade. O que inclui alterações de cunho político e econômico que tenham alcance suficiente para que se altere as formas dos indívidos se correlacionarem e possivelmente alterem também a maneira de uma sociedade produzir bens simbólicos e materiais.Quando fala em mudança social no Brasil se relaciona logo com modernização. Mas existe certa resistência segundo alguns pensadores para uma mudança no Brasil. No sec. xx, existiram dois movimentos políticos, mas duradores e significativos, o de 1930 a tomada de poder por Getulio Vargas e o de 1964 o golpe dos militares que derrubou o governo constitucional de João Goulart. Muitas coisas foram mudadas no Brasil, mas outras foram conservadas. Há no mesmo lugar extrema riqueza e extrema pobreza, pessoas morando em condomínios luxuosos e outros em baixo do viaduto.
Por: Bruna Moura

Um comentário:

  1. A mundaça social se da quando se alteram estruras basicas que copõem um grupo social ou uma sociedade, não existe sociedade sem mudanças. Às vezes podemos não peceber as alterações, mas elas acontecem continuamente.
    Toda a transformação observável no tempo, que afeta, de modo não provisório a estrutura ou o funcionamento da organização social de uma dada coletividade e modifica o curso da sua história.
    A influência de que os indivíduos estão revestidos e que lhes é reconhecida pela generalidade da população, quer essa influência provenha de situações institucionais ou carismáticas, pode ser decisiva na aceitação de novas situações por parte das populações em geral.
    Por: Ingrid Mendes

    ResponderExcluir